Somos palhaços


As pessoas andam cada vez mais sérias. Não é preciso nem dar a volta no quarteirão da sua casa para perceber que ser compenetrado é uma característica bem quista nos dias de hoje. Mais sem graça é descobrir que eu também sou assim (hehehe). Normalmente não conseguimos rir de nós mesmos. Até parece que a vida se resume em compromissos, responsabilidades e encontros marcados de frieza e seriedade.
Sábado pela manhã chego ao Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia para uma oficina intensiva de “escrita para humor”, uma organização do Verus GladiAtores um projeto da própria casa. Tudo pronto e os professores: Clegis de Assis e Marcelo Marques dão o início, quando eu totalmente sem graça e sem entender o porquê que teria que ficar descalço vou logo afirmando que a oficina que gostaria de fazer era a de escrita. Eles receptivos e sorridentes: “a oficina é essa! Quer dizer esta é de humor físico”.

Primeira dinâmica, quem errasse teria que imitar uma barata; detalhe: barriga para cima e batendo perninhas e “asinhas”... Em uma roda típica de atores e estudantes de teatro. Quem errou? Sim! Euzinha aqui me transformei de cara em uma barata daquelas bem desengonçadas. Que sensação! Lembrei-me da obra de Franz Kafka “A Metamorfose”. Enfim... sorri muito de mim mesma!

“Todos nós somos palhaços. Todos nós somos ridículos” disse o professor Marcelo Marques. Só que em uma sociedade hipócrita como a nossa quem quer ser palhaço? No nosso íntimo queremos é rir da desgraça dos outros. Sorrir quando a pessoa que está do nosso lado cai. Muitas vezes nem estendemos a mão. Afinal, a queda não foi nossa mesmo! Precisamos quebrar a inútil máscara e sorrir de nós mesmos. Ou melhor, deixar que sorriam da gente. É bom ser palhaço!

Aprendi técnicas de como levar um tropeção e da queda trazer sorrisos. Reaprendi dar cambalhotas, plantar bananeiras... coisas que deixei na minha infância. Agora entendo porque as crianças são tão felizes, o palhaço é o ídolo maior do mundo imaginário que cerca a garotada. Nos bastidores do teatro muitos adultos tratam o ator que interpretada o palhaço com desdém. “Eu não gosto quando falam do palhaço de forma pejorativa. Pois eu não sou um simples palhaço. Eu sou um palhaço e tanto”, Marcelo Marques me diz isso de boca cheia enquanto amarra o cadarço do tênis.

Durante a oficina “Humor Físico” a dinâmica do chapéu foi extremamente instigante e reflexiva. Um dos participantes deveria levantar e convidar um colega para juntos, sem nenhuma combinação prévia atravessar para o outro lado em busca do chapéu (novo elemento). “Lembrem-se que o chapéu é o fim. O mais importante é o meio”! Afirmava volta e meia Marcelo Marques.

Bruna Souza Martins (foto) e o colega deram um show de interpretação. Com gestos simples e objetivos passearam, brincaram. Nós que assistíamos até esquecemos por alguns instantes que existia chapéu. “Acho que o mais importante foi não se preocupar com o que estava ao redor (pessoas) e não ter medo do ridículo” afirmou a jovem de 16 anos. Ainda sobre a atividade, ela disse que a favoreceu muito em um bloqueio que ela possui que é a temida e devastadora timidez. Estudante de teatro há um ano diz convicta que quer seguir carreira na área.

O projeto “Verus GladiAtores” foi idealizado pelo teatrólogo Alan Foster e existe há um ano e meio, com trabalhos na área da pesquisa, da disseminação e da montagem de espetáculos teatrais. Tem a pretensão de ser um Centro de desenvolvimento artístico dentro do Centro Cultural Oscar Niemeyer. Um espaço quase que desabitado por jovens cheio de energias e sonhadores como a Bruna, prontos para serem lapidados.

Comentários

  1. eita que lindo hein! eu sou palhaçooooooo!!!! talvez não tão bom quanto você e os que pôde encontrar la no CCON. Se soubesse teria até ido. Adoro essas coisas e vou até fazer um teste de teatro amanhã, apesar, repetimos "da temida timidez", kkkk...

    Uma vez fiz uma oficina de "TeatrAção Ambiental".. de duas semanas numa pousada. foi ótimo... tudo com base no teatro do oprimido. Noooossa, mas tenho todos os detalhes registrados na mente. Adorei o q compartilhou aqui.. deu até mais ânimo preu passar no teste amanhã, rsrs.

    Bjsss!!

    ResponderExcluir
  2. E pensar que quando se chama outro de palhaço soa pejorativo. Quero mais é fazer palhaçada mesmo. Brincar de caretas, de pular e perguntar em alto tom: o palhaço o que é, é ladrão de mulher.......rs. Assim brinco com minhas netas e não sei ser outro personagem a não ser palhaço. Já tentei ser outra coisa, mas nada soa tão perfeito como palhaço e fazendo palhaçadas que só elas riem e como. E, acredite Amanda, não tenho vergonha de ser palhaço. Tenho vergonha quando não consigo ser palhaço e fazê-las sorrir. Assim dou sinal de que eu próprio estou sério demais para sorrir. Muito bom teu texto. Parabéns. Bela percepção do personagem.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí João!Fico feliz em saber que te dei um leve "empurrãozinho" hehe... Não tema! Deixe o teatro invadir sua alma...

    Marco querido acho tão bom receber elogios seus... Fico toda toda! hehe...pois, sei que são sinceros. Beijo grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O anjo descansou...

A marca da superação

Fé e tradição na folia do Divino Espírito Santo