Mestre da arte de restaurar


Deolinda Taveira é pura simpatia. Carioca de nascimento e goiana de coração. Ela é bacharel em Pintura e especialista em Conservação de Bens Móveis, pela Escola de Belas Artes da UFRJ; é também especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado - ITUC - AL Cátedra UNESCO pela UFPE. Em 1985, após aprovação em concurso público passou a atuar como restauradora de museus. Na prefeitura de Goiânia, por duas vezes foi diretora do Museu de Arte de Goiânia e no Estado de Goiás, junto a Secretaria de Estado da Cultura foi superintende de patrimônio histórico e artístico e atualmente é gerente de patrimônio artístico e cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.

Jovem resolveu prestar vestibular para Arquitetura, no Rio de Janeiro e no meio do caminho passou a frequentar um atelier de pintura em Niterói. “A vontade de mexer com os pinceis e as tintas foi maior e quando dei por mim estava na EBA – UFRJ”. Durante o curso, ela foi apresentada a conservação e a restauração de bens culturais, uma paixão que já dura 37 anos. “A pintura, depois do restauro tornou um sonho a ser realizado na aposentadoria, pois é difícil conciliar a criação artística com o trabalho técnico e metódico, que é exigido no restauro”, explica.

Deolinda não vê como missão o trabalho que desenvolve e sim como militância. Afinal, trabalhou a vida toda com o que gosta de fazer e sabe fazer, então sorte a nossa! “Tenho o sonho de conseguir colaborar com a institucionalização da área de preservação do patrimônio cultural, em Goiânia”. O desenvolvimento da cultura em todo o estado de Goiás tem o seu próprio modo de operar, segundo a gestora. Ela ainda complementa: “é muito mais rico e verdadeiro no interior do Estado, que na Capital e região metropolitana. E penso isso considerando que no interior, os recursos financeiros são escassos, e todo o esforço é de quem produz, de quem vai aos giros de folia, catira e outras manifestações. O que faço é colaborar para a permanência da cultura e da memória”. Por tudo isso, ela merece a nossa admiração, não é mesmo!?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O anjo descansou...

A marca da superação

Fé e tradição na folia do Divino Espírito Santo