O incansável remador cultural


Eduardo de Souza é ator, diretor e professor de teatro. Formado em Psicologia e Artes Cênicas, não parou por aí. Atualmente, estuda também Jornalismo Político. Além disso, apresenta o quadro “Arte e Cultura” do programa Mega Profissionais e é diretor do teatro “Madre Esperança Garrido”. Orgulha-se de seguir nesse universo das artes, ou seja, um eterno apaixonado pelo que faz. Tudo começou com as peças teatrais que montava em sua casa, na periferia de Goiânia e tendo como plateia a própria família e os vizinhos. Migrou do palco de sua residência, para as telinhas globais, Eduardo fez uma participação na novela “O Rei do Gado” e não parou mais...

“Eu acredito num mundo melhor através da arte. Ela é o instrumento que consegue penetrar nos espaços mais rígidos e mais inóspitos. A arte é um dom de Deus e é por isso que utilizo e sigo acreditando, que muito ainda podemos fazer”. O que Eduardo tem de utópico, ele tem de realista. Afinal, diz que a missão do artista não é fácil. “A cada dia nos deparamos com a falta de incentivo, com a falta de apoio, com a falta de respeito, por parte dos nossos governantes. A impressão é de que a arte está em último lugar e eu digo: pobre do homem, pobre do governante que acha que a arte não ocupa um lugar de destaque na sociedade. Pelo contrário, uma música ela pode mover o mundo, da mesma forma, que um poema – na verdade a arte ela deveria estar em primeiro lugar, paralelo a educação e a saúde”, complementa.

Pelo pouco retratado aqui sobre a história de Eduardo, nos faz ser gratos por sua determinação. A sensação é de que muitas vezes ele teve que nadar contra a maré e por isso, adquiriu habilidades para não se afogar... São oficinas de formação de atores, direção de espetáculos e uma infinidade de outros desafios cotidianos, que fazem desse artista um ser-humano forte e que acredita no trabalho em equipe, capaz de mudar o cenário: “se eu me fizer pequeno, não tocar o barco a coisa não vai acontecer”. Por isso, Eduardo siga firme nos seus sonhos - remando sempre, em prol de um mar de realizações e muitos aplausos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O anjo descansou...

A marca da superação

Fé e tradição na folia do Divino Espírito Santo